top of page

Bromo Marathon - "Che" e a busca da Meta perdida!


Hoje vou contar sobre uma prova espetacular: Bromo Marathon (https://bromomarathon.com) ou, no caso, a meia maratona do monte Bromo (Gunung Bromo) na Indonésia, prova que ocorre entre os meses de setembro e outubro. Eu já relatei aqui a façanha e as aventuras que tivemos na viagem até Malang, cidade onde nos hospedamos antes da prova.

Pois bem, eu fui 2 anos seguidos para essa prova mas corri somente uma vez. Na primeira oportunidade não pude correr. Meses antes, jogando futebol, rompi o Ligamento Cruzado Anterior do joelho o que me tirou da pratica do esporte por alguns meses. Mas como tinha inscrição, hotel, voo e tudo mais acertado resolvi acompanhar alguns amigos que participariam da aventura.

Foram cerca de 2 horas de carro desde do hotel até o local da prova. O caminho era maravilhoso, a paisagem espetacular. Em um determinado momento pegamos uma estrada asfaltada que só subia. Era uma subida interminável com muitas e muitas curvas. Durante o percurso eu me imaginava pedalando por aquele caminho. Que show!

Pois bem chegamos a um vilarejo no alto da montanha, para então nos juntarmos a mais de 500 atletas. A prova acontece no vilarejo de Tosari, habitado pela comunidade Tengger. Um lugar bastante modesto a 1500 metros acima do nível do mar. A prova mais do que um evento esportivo é uma maneira de trazer recurso para a região. É um esforço da comunidade para trazer turistas e gerar recursos em prol da saúde, educação e economia daquele linda, maravilhosa e isolada região.

Na minha primeira participação estava com outros amigos incluindo um Egípcio, um Argentino e outro brasileiro. Todos com suas respectivas esposas. Todos prontos, lá foram para a largada e eu fiquei ali na linha de chegada com meu joelho "frouxo" e a vontade de correr. O fato engraçado dessa vez ficou por conta do Hermano argentino que estava inscrito para a prova dos 10 km mas logo nos primeiro quilômetro pegou o rumo errado e foi pelo caminho dos 21km.

Só percebemos a façanha do Hermano depois que todos cruzaram a linha de chegada sem o nosso amigo portenho. Ficamos preocupados já que o cara é ligeiro, e assim esperávamos que fosse um dos primeiros a cruzar a meta. Perguntamos ao pessoal da organização se havia tido algum reporte, algum acidente ou alguém machucado... já viu, né? melhor perguntar.

Depois de algum tempo chega nosso hermano com um sorriso no rosto e rindo de si mesmo pelo equívoco. Sorte que o cara é corredor, e dos bons, e pode aguentar o tranco de fazer 21km esperando fazer 10km. Hehehehe

No ano seguinte lá fui eu! Dessa vez com outro grupo de amigos. Havia um colombiano, outro argentino, um venezuelano e um americano, todos grandes amigos e parceiros de corridas e pedaladas! Eu participei da prova de 21km. Incrível, a largada foi do centro do vilarejo a 1500 metros acima do nível do mar. Logo depois da largada já começou o sobe e desce. Foi afasto por uns 6 quilómetros para então entrarmos em uma trilha que só subia e subia no meio da mata. A cada passo se abria uma vista espetacular. Cada metro que subíamos correndo aquela trilha se abria a nossa frente uma paisagem inimaginável. Foram cerca de 8 quilómetros de trilha morro acima. É claro que não foi possível correr o tempo todo. Esse percurso foi naquele corre e anda, anda e corre e pára para tomar fôlego. Mas foi recompensador. Ao final da trilha estávamos a 2400 metros do nível do mar e à vista era de tirar o fôlego. Aquele lugar era fantástico. Estávamos no meio de um mar de montanhas. Lá embaixo se via o famoso vale dos vulcões que relatei em outro post (clique aqui para conferir).

A paisagem não era desse planeta.... era algo inimaginável, espetacular, sensacional, difícil de expressar em palavras. Daquela altura então começamos a descer por uma estrada

agora asfaltada. Uma estrada cheia de curvas daquele tipo que você está aqui em cima e vê a estrada zigzagueando lá embaixo e você se imaginando como chegar lá.

A descida era realmente 'forte' mas à vista era linda... finalmente cruzei a linha chegada. Estava eu lá com meus outros amigos corredores, o tal colombiano e o venezuelano que correram a prova de 10km esperando o hermano Argentino terminar os 21km. O detalhe é que o tal amigo argento, de corredor não tinha nada, e por um motivo que ainda não conseguimos decifrar decidiu se inscrever nos 21km daquela prova realmente difícil.

Pois bem o tempo passa quando de repente vemos uma ambulância vindo em direção a linha de chegada. Pensamos "só pode ser o che!". Quando entõa a tal viatura para a uns 50 metros da linha de chegada para então descer um corredor lá de dentro. Para nosso alívio e talvez preocupação não era nosso amigo ruim de bola mas outro corredor que mesmo mancando, quase se arrastando, cruzou a linha de chegada para receber a sua medalha! A cena foi engraçadíssima!

Alguns minutos depois aparece o tal cordobés meio que se arrastando mas ainda inteiro para então cruzar a tal "meta", como se diz em terras portenhas.

Essa foi mais que uma prova, foi uma aventura espetacular, que envolvia asfalto, terra, trilhas e um sobe e desce interminável em uma paisagens de tirar o fôlego! Um lembrança para toda a vida!

Alguns mantras poderosos!

#1 

"What consumes your mind, controls your life"

 

#2
"O ato de correr é mais do que uma sucessão de saltos como está conceituado na literatura. Correr é um ato de coragem, persistência e superação; um metafora da vida na mais pura expressão atlética" - Alan Ricardo Costa

 

#3

"Don't be easy to define, let they wonder about you" @sucess_foundation

#4
Love your fucking life. Take pictures of everything. Tell people you love them. Talk to random strangers. Do things your're are scared to do. Fuck it, because so many of us die and no one remembers a thing we did. Take your life and make it the best history in the world. Don't waste that shit"

Instagram

Nenhum tag.
bottom of page