top of page

"Desistir Nunca! Render-se Jamais!"


Nesse final de semana aconteceu a prova mais importante do triathlon na América Latina: o IRONMAN - South American Championship ou simplesmente o Ironman de Florianópolis. Uma prova que para muitos parece algo insano. São 3.8 km de natação no mar aberto, 180 km de pedal e, pra finalizar, um maratona, sim isso aí, 42 km de corrida! Desafio para alguns, insanidade para outros. Por anos sonhei em realizar um IRONMAN. No caminho para realização desse sonho, participei de outras provas de triathlon os chamados Ironman 70.3 que consiste exatamente na metade das distâncias da prova Full, ou seja 1.9km de natação, 90 km de bike e 21 km de corrida. Um desafio também enorme, talvez não insano mas algo sem dúvida algo a ser superado que faz você refletir bastante sobre quem você é, e qual a real definição de limites. Pois bem, participei de 4 dessas provas, na Malásia, no Uruguay, na Argentina e a última em novembro de 2015 no Rio de Janeiro, sempre a cada prova me sentindo mais forte e mais adaptado ao esporte.

A partir dali estava claro que o próximo passo seria o IRONMAN. Pois bem, me inscrevi! E escolhi Florianópolis pois para minha alegria a prova seria em maio mês do meu aniversário de 40 anos! Que alegria poderia ser maior: comemorar meus 40 anos realizando um sonho?!

Já em dezembro comecei a treinar focado nesse sonho. Janeiro foi ótimo, fevereiro perfeito mas em março por motivos particulares tive que tomar a difícil decisão de cancelar minha inscrição: desistir do meu sonho. "Desistir", que palavra difícil de pronunciar, mais difícil ainda de escrever. Com minha desistência vieram o desânimo com o esporte em geral. Mas eu tinha ainda uma maratona na minha agenda, a maratona de Montevideo em abril. Porém durante os treinamentos tive várias lesões que me fizeram desanimar ainda mais. De qualquer maneira fui a Montevideo e conclui a prova. (História já contada aqui)

Ultimamente estava me sentindo "pesado", lento e sem ânimo. Porém ontem, domingo, meio a contragosto decidir correr. Talvez para amenizar o fato de não estar participando da prova em florida. Então ontem pela manhã calcei o par de tênis e sai para um treino sem muita pretenção. Ainda em frente da minha casa, antes mesmo de começar a correr acontecei algo estranho. Encontrei na rua uma moeda de 10 centavos de DÓLAR!! Isso mesmo dólar, one dime! Quem nessa terra encontra dólar na rua? Estranho!!! Pois bem aproveitei para explorar o condomínio onde moro, e para minha surpresa encontrei lugares e caminhos espetaculares para treinar. Depois de alguns kms decidir sair e ir em direção ao lago do Taboão, fora do condomínio.

Já no caminho, tudo deserto, parecia que eu estava só na terra, foi quando entrei por uma rua geralmente com pouca circulação para encontrar um senhor. Antes que eu dissesse bom dia ele se virou pra mim com um enorme sorriso no rosto e do nada disse: "você já é campeão, já ganhou!". Então eu abri um enorme sorriso, disse obrigado e lhe desejei bom dia. Depois de uma volta no lago continuei em direção a minha casa. Na mesma rua do "campeão" havia agora um outro senhor caminhando e carregando algumas sacolas de supermercado que pareciam pesadas para ele. Eu já tinha corrido bastante e então parei e ofereci ajuda para carregar aquela carga. Foi quando ele com um sorriso enorme no rosto me disse: "tranquilo campeão, falta pouquinho pra mim. Muito obrigado pela ajuda mas fique tranquilo, continue com o seu treino que eu estou fazendo o meu".

Fiquei pensando naquilo, me veio à cabeça algumas frases de um livro que estou lendo. Algumas perguntas que faço a você que está lendo essas linhas. "O que você faria da sua vida se fracasso não fosse uma opção?”; "O que você faria se desistir não fosse um alternativa?" Vou facilitar sua resposta: "O que você faria se tivesse a certeza de sucesso seja lá qual fosse a decisão ou rumo que você desejasse na sua vida? Seja qual fosse a escolha, ela daria certo, resultaria no que você desejasse. O que você faria? Qual seria o rumo a seguir? Pensei muito nessa frases.. muito! Justo nesse dia que eu não me sentia bem… queria estar lá em Florianópolis.. conquistando meu sonho!!! Terminei meu treino animado! Diria reanimado! Com a vontade de voltar a treinar forte, focado, com o objetivo claro em mente! Com “sangue nos olhos”! Terminei o treino determinado!!!

Lembrei de todas aquelas pessoas que buscam no esporte uma válvula de escape, um porto seguro. Algumas acima do peso buscando harmonia com o corpo, outras estressadas buscando harmonia com a alma. Todas que ao final encontram paz consigo mesmos! Encontram no desafio de superação a conquista do autoconhecimento. É isso que um busco!

Enfim, quero parabenizar a todos os atletas que participarem no Iron Floripa esse ano, especialmente ao JP!! (o cara da foto ai de cima) Que alegria e energia na chegada! Grande atleta, símbolo de superação e dedicação! Um exemplo para todos nós! Parabéns garoto!!

Um grande abraço a todos!

Alguns mantras poderosos!

#1 

"What consumes your mind, controls your life"

 

#2
"O ato de correr é mais do que uma sucessão de saltos como está conceituado na literatura. Correr é um ato de coragem, persistência e superação; um metafora da vida na mais pura expressão atlética" - Alan Ricardo Costa

 

#3

"Don't be easy to define, let they wonder about you" @sucess_foundation

#4
Love your fucking life. Take pictures of everything. Tell people you love them. Talk to random strangers. Do things your're are scared to do. Fuck it, because so many of us die and no one remembers a thing we did. Take your life and make it the best history in the world. Don't waste that shit"

Instagram

Nenhum tag.
bottom of page